PASSAGEM DE COMANDO

II COMAR tem novo Comandante

Na solenidade, Major-Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães passou o cargo de Comandante ao Major-Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho
Publicada em: 11/04/2022 18:15
Imprimir
Fonte: II COMAR, por Tenente Felipe Bueno

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou nessa sexta-feira (08/04) a cerimônia militar alusiva à passagem do cargo de Comandante do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), do Major-Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães ao Major-Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho. A solenidade ocorreu no pátio da Organização, no bairro de Boa Viagem, Recife (PE), e teve a presença de autoridades civis e militares, entre elas o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, que presidiu a cerimônia.

"Major-Brigadeiro Cesar, sua conduta eficiente e destacada liderança propiciaram um ambiente harmonioso para que esta unidade tenha alcançado os objetivos propostos nas diretrizes do Comandante da Aeronáutica e servido de modelo para as demais. Major-Brigadeiro Campos, continue os trabalhos já bem iniciados pelo seu antecessor e consolide as relações institucionais com a comunidade e os órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário dessa área de atuação. Conte sempre com o COMPREP para melhor desempenhar sua função, pois tenho plena confiança na sua lealdade e competência para cumprir mais esta missão", discursou o Tenente-Brigadeiro Almeida.

O Major-Brigadeiro Cesar esteve na Guarnição de Aeronáutica de Recife por três anos, comandou o Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III) e o II COMAR após a reativação. "Buscamos inovar, implantar o conceito de governança, que resume as boas práticas da administração moderna. Aprendemos com Ariano Suassuna: 'O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso'. Nosso efetivo entendeu perfeitamente que a transformação era necessária e precisávamos, com os pés no chão, fazer um trabalho sólido e perene para a Organização. Ainda mais gratificante foi ver como a liderança e a assessoria são fundamentais na condução dos trabalhos", disse o Major-Brigadeiro Cesar em seu discurso de despedida. Agora, o Oficial-General ocupa o cargo de Diretor de Infraestrutura da Aeronáutica (DIRINFRA).

O Major-Brigadeiro Campos é natural de Fortaleza (CE) e incorporou-se às fileiras da FAB em 1º de março de 1985. Foi declarado aspirante em 09 de dezembro de 1988 e promovido ao atual posto em 31 de março de 2020. Possui todos os cursos de carreira e, entre os principais cargos ocupados, estão: Comandante do 1º Grupo de Defesa Aérea; Comandante da Base Aérea de Natal; Adido Aeronáutico em Israel; Chefe do Centro Conjunto de Operações Aéreas do COMAE; e Chefe da Terceira Subchefia do EMAER. Ele assume o II COMAR após passar a direção do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa.

O II COMAR foi criado pelo Decreto Lei n.º 3.762, de 25 de outubro de 1941, no mesmo ano de criação do Ministério da Aeronáutica - hoje Comando da Aeronáutica (COMAER) -, quando foram criadas cinco Zonas Aéreas, abrangendo o território nacional e o espaço aéreo correspondente. A 2ª Zona Aérea foi ativada em 8 de dezembro daquele mesmo ano e a sua área de jurisdição abrangia oito estados do Nordeste, do Piauí à Bahia, tendo a sua sede localizada no Recife (PE). O seu primeiro Comandante foi o Patrono da Força Aérea Brasileira (FAB), Marechal do Ar Eduardo Gomes. Pelo Decreto nº 73.151, de 12 de novembro de 1973, as Zonas Aéreas passaram a denominar-se Comandos Aéreos Regionais. O II COMAR tem como missão “Exercer a referência do Comandante da Aeronáutica em sua área de responsabilidade, bem como supervisionar a atuação das OM subordinadas”.

Outros eventos

Na quinta-feira (07/04), o Major-Brigadeiro Cesar descerrou sua foto na galeria de ex-Comandantes do II COMAR, na presença de Comandantes, Chefes, Diretores e Prefeito da Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF), do efetivo do Comando e familiares. Ainda, foi o primeiro contato do Major-Brigadeiro Campos frente ao seu novo efetivo.

"É uma satisfação chegar ao Recife, ao II COMAR. Já fui da Base Aérea de Fortaleza e da Base Aérea de Natal, faltava chegar a essa cidade. Só tenho a agradecer ao Major-Brigadeiro Cesar pelo que foi feito, tudo o que ele plantou, nós colheremos no futuro próximo. Então, desejo sorte e sucesso em sua nova unidade", afirmou o Major-Brigadeiro Campos.

Em seguida, foi realizado uma cerimônia inter-religiosa em ação de graças à passagem de cargo. O Tenente-Coronel Capelão Joselito Freire falou sobre o período do Major-Brigadeiro Cesar à frente da GUARNAE-RF. "Durante esses três anos, o senhor seguiu nessa caminhada da paciência. Sempre digo que, ao cruzarmos uns com os outros em nossa caminhada, que o importante é deixarmos nosso perfume, nossa essência. O senhor deixou essa paciência em nós. Que São Paulo seja um local de encontros e reencontros, mas também de encontros com Deus", concluiu.

Fotos: Cabo Alexandrino/II COMAR, Soldado Gullity/GSD-RF Soldado Marques/BARF

Assunto(s): ,